quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Motivação no Desporto mas, principalmente, na Vida!

A escolha deste tema para este post é feita pela importância que a motivação tem no nosso psicológico, na nossa forma de ver as adversidades, na forma como pensamos em ultrapassa-las. Por vezes vemo-nos perante algumas adversidades e pensamos para nós: “Como vamos ultrapassar isto?”. Pois bem, aqui começa a trabalhar o nosso psicológico, a forma como pensamos em confrontar o problema, em lutar contra ele com todas as nossas forças. Alguém que batalhe contra os problemas com um discurso derrotista, normalmente não irá conseguir conquistar os seus objectivos e ultrapassar os obstáculos que a vida lhe impõe. Temos de ser heróicos, temos de ser perspicazes, temos de ser autênticos guerreiros e lutar, dia após dia, batalha após batalha, só assim conseguiremos conquistar a Guerra que é esta nossa vida. E por vezes é aqui que, no caso do desporto, entra a parte psicológica, trabalhada pelos técnicos, vezes e vezes sem conta.
Eu sou um adepto confesso de Futebol Americano, tenho uma equipa pela qual torço, New Orleans Saints, se me perguntarem o porquê, eu respondo-vos que não faço a mínima ideia, mas sou menino pra ficar até às tantas da madrugada a ver um jogo até ao fim. Não é uma equipa de topo, apesar de este ano estar bem classificada e ter sido campeã, salvo erro, à 2 ou 3 anos atrás. É uma equipa mediana, normalmente, de meio da tabela, mas lá está, estas coisas não se escolhem, nascem connosco e conquistam-nos, jogo após jogo. Como confesso benfiquista que sou, digo-vos que não nasci dos Saints, não sou americano nem tenho nada que me ligue a este clube ou a esta cidade. Comecei a acompanhar esta equipa e tomei gosto, não sou fanático, mas criei aquele carinho que faz com que fique até às tantas, não a apoia-los ferozmente, mas moderadamente feroz para lá das tantas da madrugada.
Isto tudo para partilhar convosco que, um dia destes, corria alguns vídeos no facebook, e deparei-me com um filme sobre motivação. Se não estou em erro, é um filme de um treinador de futebol americano, de uma universidade (Leland), que pelo menos eu desconhecia, de seu nome, Coach Flowers. Eles iriam defrontar uma das equipas mais fortes do campeonato, na final, se não estou a erro, a equipa que tinha conquistado o campeonato nos últimos 3 ou 4 anos. O adversário mais forte, aquele que todos querem bater mas nem todos conseguem, aquele que infligiu várias derrotas ao longo de todo o campeonato.
Pois bem, é ai que entra o Coach Flowers e o trabalhar no psicológico dos jogadores, fazendo-os gritar, frase após frase, “I AM A CHAMPION!”, à pergunta “WHO AM I?”.
Pois bem, são 3 minutos, em que Flowers consegue incutir o espirito lutador, o espirito guerreiro, ou melhor, o espirito Guerreiro nestes atletas amadores, mostrando-lhes o quanto ele está orgulhoso em ser o seu treinador mas também a sua vontade de triunfar, a sua fome de sucesso, a crença na vitória. É nestes momentos que se vêm quem são os verdadeiros guerreiros.
Há uma das expressões que é para mim é chave, quando ele diz que eles irão lutar contra o adversário mas de forma correcta, ajudando-os a levantar quando forem ao chão. É o incutir de garra, de vontade de vencer, mas não de ódio pelo adversário. Acima de tudo o respeito por eles, e foi com esse respeito pelo adversário que eles lutaram e conquistaram o tanto ansiado trofeu.
Isto para concluir que a Motivação é tanto ou mais importante que o aspecto físico, leva-nos a conquistar, o que “ontem”, parecia impossível mas o que amanhã será mais que provável, será certo.


PS: Deixo aqui o link pra poderem vir o filme completo: http://www.youtube.com/watch?v=yX39J_YyKbs&feature=feedrec_grec_index


Um grande abraço do vosso amigo,
O miúdo da Bola :)

1 comentário: